Mudanças

Um post rápido para informar que mudei de provedor de hospedagem. Há quase três anos eu vinha hospedando meu site com a Hoster, um provedor brasileiro de baixo custo, bastante fácil de usar, e com excelente suporte técnico. Agora o hospedo com a NearlyFreeSpeech (NFS para os íntimos), um provedor americano com custo ainda menor, sem qualquer facilidades técnica (a menos que você seja um programador ou usuário avançado), e também com excelente suporte técnico.

Se meu provedor anterior era bom e não estou reclamando dele, muito pelo contrário, recomendo-o a quem quer que tenha interesse em hospedar um site com o mínimo possível de esforço, então porque mudei? Basicamente, por dois motivos:

  1. Embora a Hoster seja barata, com preços começando em R$15,90, a NFS é mais. Ela não tem plano mínimo, paga-se apenas pelo uso efetivo. Como meu blog não tem gigabytes de textos e imagens, portanto não ocupa muito espaço em disco, nem é particularmente famoso, por isso não consome muita banda-passante, no fim das contas isso significa uma fatura mensal de R$0,20 ou menos (sim, na faixa dos centavos). O fato de eu ser um usuário avançado, claro, ajuda e muito, já que por aqui praticamente tudo envolve configuração manual via prompt de comando.
  2. A política da NFS vem bem a calhar para um site como o meu, já que ela tem como principal ponto forte (o preço baixo vem em segundo lugar) garantir a liberdade de expressão de seus clientes, donde seu nome: “nearly free speech” significa algo como “quase livre expressão”. Basicamente, caso certa idéia tenha sua expressão protegida pela Constituição americana — e os EUA ainda são o país com a mais ampla proteção legal à liberdade de expressão –, não importa o que seja dito, a NFS garante que manterá o site no ar e, se for necessário, defenderá na Justiça o direito de ele continuar disponível, só retirando-o por ordem judicial. Em épocas de politicamente correto exacerbado essa é uma postura mais do que bem vinda.

Portanto, se você se encontra em situação semelhante à minha e deseja um provedor com fortes tendências libertárias, informe-se sobre a NFS. Caso contrário, e deseja um provedor mais tradicional, dê uma olhada na Hoster. Se tem interesse em preços baixos, analise ambas. As duas merecem.

E agora, claro, o disclaimerzinho que se espera: não sou afiliado a nenhuma das duas empresas, o que escrevi acima efetivamente reflete minha opinião, e etc. etc. etc. (Terminar a sentença fica de exercício para o leitor.)

Tagged with